Buscar
  • comunicacaju

Bordadeiras de Burarama vão virar livro e exposição virtual no projeto Bordei

As linhas coloridas que formam desenhos e contam histórias. Esse trabalho de entrelaçar a agulha e as linhas, realizado há gerações pelas bordadeiras de Burarama, vai virar livro e uma exposição online nas mãos do projeto Bordei, realizado pela Caju Produções em parceria com a Associação de Moradores de Burarama, sediada em Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Crédito: Mariângela Grillo Fassarella

A 1ª Mostra de Bordados & Memórias de Burarama ocorre por meio do Instagram das Meninas Bordadeiras de Burarama no endereço @bordadeirasdeburarama, a partir desta segunda-feira, 5 de abril. A mostra trará 38 bordados realizados pelas Meninas Bordadeiras de Burarama, que foram selecionados para o Bordei. Para acompanhar, basta seguir a página e conhecer mais do trabalho e história dessas mulheres. O livro do Bordei está previsto para o início de maio e vai trazer bordados e histórias de 34 bordadadeiras.


O Bordei recebe apoio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) e da Secretaria Especial da Cultura via Ministério do Turismo do Governo Federal.



Bordados

O entrelaçar silencioso das linhas com a agulha é um verdadeiro retrato da identidade cultural dessas mulheres que, por meio dos tecidos, comunicam, registram e representam suas histórias, memórias, vivências e cenas do cotidiano, tão importantes para a preservação e valorização da cultura local.


Os bordados retratam cenas marcantes da vida dessas mulheres, como início de namoro, piqueniques em família, encontros da comunidade, retratos da fé, entre outros temas.


O grupo Meninas Bordadeiras de Burarama, sob este nome, completa 16 anos em 2021, mas o projeto de ensinar bordados à comunidade já existe desde 1973, uma cultura local que ultrapassa gerações. Hoje, o grupo conta com mulheres de todas as idades.


Segundo a bordadeira Mariângela Grillo Fassarella, uma das criadoras do grupo, esta é a primeira vez que as Meninas Bordadeiras de Burarama vão expor os trabalhos online. "Os bordados contam sobre nossas vidas, de cada particularidade nossa. São memórias e lembranças de momentos que vivemos entre risadas e choros. Eternizar isso na mostra online e no livro será um marco no coração das pessoas", afirmou Mariângela.


Crédito: Renata Pancini Grillo

Caju Produções

A Caju Produções foi fundada em 2001 e atua em quatro pilares: música, cinema, arte e memória, tendo como especialidade a realização e produção de eventos e de ações de cunho artístico, social, educacional e ambiental no contexto da cultura em suas mais diversas esferas de conhecimento. Realiza ainda outras importantes ações na área cultural, como os festivais Cine.Ema e o MoV.Cidade.


Meninas Bordadeiras de Burarama

Formam um grupo de mulheres do distrito de Cachoeiro de Itapemirim (ES), que se uniram com o objetivo de passar conhecimento e formação para crianças em aulas semanais realizadas na escola da comunidade. A turma de bordado é formada por crianças e adolescentes com idades variadas. Elas aprendem primeiro os pontos de bordado, fazendo um paninho de amostra com variados pontos: atrás, haste, corrente, nó português, palestrina, nó francês, sombra, anzol, espinho, margarida, etc. O propósito do grupo é transformar a realidade social, bordando produtos que possam ser exportados e vendidos, gerando renda.


Associação dos Moradores de Burarama

Existente desde 1955, a entidade atua de forma a trazer a união dos moradores e a unificar os trabalhos em prol da comunidade do distrito. Atua ainda no auxílio às pessoas carentes do local e no apoio à projetos como das Meninas Bordadeiras de Burarama, Café Amigo com os Idosos, entre outros.


Serviço

1ª Mostra de Bordados & Memórias de Burarama

Quando: A partir de segunda-feira (5 de abril)

Onde: No instagram @bordadeirasdeburarama


Assessoria de Imprensa:

Ricardo Aiolfi | (27) 98149-8427

comunica.caju@gmail.com

321 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

from Caju Produções 2020

Rua Aleixo Neto, 636, fundos, Praia do Canto

- Vitória - ES CEP: 29.055-260