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Festival capixaba oferece premiações em dinheiro para o setor audiovisual e artístico

Com incentivos das empresas Facebook do Brasil, Vale S/A, Grupo Águia Branca e Smart Fit a Mostra de Criatividade e Sustentabilidade Urbana de Vitória (ES), a MoV.Cidade contemplará mais de 100 propostas culturais.


Estão abertas as inscrições do Festival "MoV.Cidade" para seleção de profissionais do mercado audiovisual, artístico e cultural. Idealizado pela Caju Produções, produtora pioneira no mercado da produção cultural no Espírito Santo, a Mostra de Criatividade e Sustentabilidade Urbana de Vitória - MoV.Cidade surgiu como uma mostra de cinema sobre mobilidade urbana em 2018. De lá pra cá, o projeto se remodelou, ganhou força, novos patrocínios e se preparava para uma edição repleta de atividades e novidades em 2020. Com o isolamento social e as alterações causadas pela pandemia, o evento, que já tinha patrocínios confirmados, se adaptou perante o cenário para incentivar a difusão e a produção audiovisual, destinando R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) para premiação e remuneração de profissionais selecionados via chamada pública.


São 07 categorias de inscrição que abarcam as áreas de audiovisual, música, performance, comissão julgadora dentre outras. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site: www.movcidade.com.br. As datas limites de recebimento das propostas devem ser conferidas de acordo com a categoria de inscrição. Para além do MoV.Cidade, a produtora prepara um novo edital nos mesmos moldes para o Cine.Ema - Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, que é um outro festival produzido pela produtora, destinando também R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) em premiações, auxílios e remunerações para o setor.


A ação, que tem um volume inédito de recursos abertos por uma empresa independente do ramo cultural no Espírito Santo e sem apoio da Prefeitura de Vitória ou do Governo do Estado, o festival vai premiar, auxiliar e remunerar cerca de 199 profissionais da área do audiovisual e cultural, selecionados via chamada pública ou através de contratações diretas do projeto. As ações selecionadas serão executadas durante o mês de setembro e outubro de 2020 na plataforma on-line do projeto. O festival é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania - Governo Federal, com patrocínio da Vale SA, Facebook do Brasil, Grupo Águia Branca e Smart Fit via Lei de Incentivo à Cultura.

Desafios e oportunidades: ajudando quem precisa

Para Léo e Tania, da produtora Caju Produções, o maior desafio é colocar uma mostra de cinema justamente num mercado altamente competitivo que é a internet, onde filmes independentes concorrem com filmes e séries mais famosas. Para criar engajamento, a produtora apostou na disseminação dos recursos financeiros do festival oportunizando cineastas com diversos prêmios e criando uma comissão de avaliação de jurados de todo o Brasil que podem receber apoio financeiro para assistir aos filmes e avaliar o conteúdo. As ações promovidas pela produtora também incluem concursos de vídeos, produção de webséries e seleção de propostas de artistas com shows musicais, performances e seleção de jovens que receberão auxílio/bolsa de criação artística para participação de um laboratório imersivo de produção de conteúdo.

O MoV.Cidade & MoV.Lab

MoV.Cidade é uma mostra de criatividade e sustentabilidade que pauta a dinâmica nos centros urbanos em linguagem de cinema, música, performance, fotografia e debates temáticos, além de outras atividades de formação artística e cultural. Trata-se de um evento cultural que está em sua segunda edição e se propõe a provocar a relação das pessoas com os territórios em que habitam e pautar temas como: mobilidade urbana, ocupação e esvaziamento de espaços públicos, novas tecnologias, economia criativa, processos participativos, protagonismo de comunidades, representatividade urbana, cidade e consumo, o corpo na cidade, cidades humanas e inteligentes. O evento contempla a realização do MoV.Lab, um laboratório de produção de conteúdo audiovisual para redes sociais destinado a jovens das periferias da Grande Vitória. O evento, que aconteceria em julho, teve o formato remodelado para buscar garantir a existência do festival em meio a pandemia e, ao mesmo tempo, garantir a sobrevivência da área audiovisual, também afetada com a crise causada pelo surgimento do Covid-19.

De difusão para produção

Além da projeção audiovisual, festival também criará conteúdo exclusivo


Além do plano estratégico de difundir o audiovisual através de uma plataforma exclusiva On Demand de projeção e visualização dos filmes, com premiação das produções mais votados pelo júri técnico e popular, os festivais da Caju Produções serão também produtores de conteúdo exclusivo. Os painéis temáticos previstos na versão clássica e física do projeto MoV.Cidade serão adaptados para uma websérie com 06 episódios de até 03 minutos transmitidas semanalmente na plataforma digital, com chamadas na TV aberta. A websérie "MoV.Cidade" vai tratar de criatividade e sustentabilidade nas cidades, além de futuro, tecnologia e cenário pós pandemia com entrevistados nacionais. Junto com a websérie, o projeto também lançará uma revista colaborativa, com textos de artistas, jornalistas e pensadores, além de ilustrações e fotografias.


Já o projeto Cine.Ema - Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, projeto realizado desde 2015 e inspirado na famosa Pedra da Ema (ícone natural e paisagístico da região do estado) também vai realizar uma etapa de produção de conteúdo exclusivo com a websérie "Aves da Reserva" trazendo uma espécie de pássaro do Espírito Santo em cada um dos seis episódios da temporada e evidenciando a Reserva Ambiental Águia Branca. O projeto será realizado com profissionais audiovisuais a distância, com entrevistas, fotografias e vídeos de arquivo, cumprindo as medidas de isolamento social determinadas pelo governo. Também no Cine.Ema, uma revista sobre a diversidade de aves da Reserva será realizada e disponibilizada gratuitamente na plataforma do projeto.

Fomento ao mercado

Número de contratações do projeto triplica


As novas estratégias de realização dos festivais acarretam um maior número de contratações do projeto. Se antes, no formato clássico e físico, os eventos pretendiam realizar 69 contratações diretas, com a plataforma e a produção de conteúdo este número passa para uma estimativa de 199 profissionais, afirma a produtora. Isso se deve ao fato de que, para além das propostas selecionadas via edital, o festival contratará artistas, técnicos e profissionais do cenário audiovisual e criativo para executar as atividades da programação, como a websérie e a revista, ações paralelas da competição cinematográfica. Também será a primeira vez que o festival oferecerá premiação em dinheiro para os cineastas que, anteriormente participavam do festival (com custeio de passagem aérea, hospedagem e demais custos) e recebiam um troféu de reconhecimento. O mapa de planejamento de adaptação dos festivais surpreendeu os sócios da produtora, que perceberam que com a adaptação do projeto pro universo on-line seria possível ajudar muito mais profissionais e descentralizar os recursos públicos em serviços relacionados a produção de eventos.


A produtora tem visto o momento como uma chance de reinvenção, resiliência, resistência e foco em ações de reivindicações para o setor cultural, tão afetado no país.


Mais informações sobre os projetos:

MoV.Cidade: www.movcidade.com.br

Cine.Ema: www.cineema.com.br

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