Buscar
  • Caju Produções

Festival Rota Instrumental chega a 2ª edição com músicas das margens do Rio Doce

Atualizado: Mar 17

Uma viagem musical passando pelas margens do Rio Doce. Essa é proposta do segundo Festival Rota Instrumental – Edição "Outras Rotas", que ocorre entre os dias 25 e 27 de março. Artistas e grupos musicais das cidades capixabas que permeiam o Rio Doce serão as grandes estrelas do Festival com músicas autorais instrumentais.


O Festival contará com 10 apresentações on-line, selecionadas via edital, de músicos preferencialmente residentes nas cidades que compõem a região do Rio Doce. O edital de seleção será lançado na próxima segunda-feira (1º). O Rota Instrumental – Outras Rotas é uma realização da Caju Produções com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult).


De acordo com a diretora de produções da Caju Produções, Tania Silva, a edição Outras Rotas é uma oportunidade de visibilizar diferentes artistas, fora do eixo da Grande Vitória, além de oferecer um incentivo num momento de pandemia, em que o setor cultural ficou impossibilitado de realizar suas atividades.


"O Rota Instrumental abre oportunidade para que artistas possam apresentar suas composições instrumentais para o público, principalmente no meio da pandemia, em que os eventos presenciais estão suspensos. É uma chance ainda do público conhecer e valorizar os músicos locais, que estão fora da região metropolitana", conta a diretora.





Festival

O Festival Rota Instrumental surgiu em 2017 com o oferecimento oficinas e concertos musicais gratuitos ao público em cidades capixabas que preservam patrimônios históricos, como Viana e Domingos Martins, foco da primeira edição do evento. O projeto musical visa ao incentivo do turismo cultural na Rota Imperial São Pedro D'Alcântara, reproduzindo caminhos entre Vitória (ES) e Ouro Preto (MG), abertos no início do século XIX.


Igrejas e outras construções históricas viraram palco de apresentações musicais do projeto, permitindo ao público a ressignificação desses espaços e a oportunidade de criar novas relações com o seu território. Além de fomentar a cultura e a construção de memória, o Festival Rota Instrumental contribui para democratização do acesso aos sítios históricos capixabas.


Nesta segunda edição, o Festival percorre um caminho alternativo à Rota Imperial São Pedro D'Alcântara, que liga Vitória à Outro Preto (MG). A edição "Outras Rotas" explora as margens do Rio Doce, abarcando cidades como Linhares, Colatina e Baixo Guandu, um caminho alternativo até a cidade de Ouro Preto.


Caju Produções

Fundada em 2001, a Caju Produções atua em quatro pilares: música, cinema, arte e memória, com projetos incentivados próprios ou de parceiros, envolvendo-se na produção de conteúdo, na formação, difusão e sustentabilidade.


A produtora tem como especialidade a realização e produção de eventos e de ações de cunho artístico, social, educacional e ambiental no contexto da cultura em suas mais diversas esferas de conhecimento, incluindo o campo da cultura popular, do cinema, da música, do empreendedorismo e da economia criativa.


Tem como objetivo fortalecer o valor histórico e o capital humano de territórios brasileiros, estimulando o turismo e a potencialidade de regiões através do desenvolvimento social e cultural, criando e evidenciando identidades.


Serviço

Festival Rota Instrumental – Edição Outras Rotas

Quando: 25 a 27 de março

Onde: On-line

Programação: Será escolhida e divulgada em breve

Edital para inscrição de músicos: será divulgado na segunda-feira (1º)

Valor: Gratuito


Assessoria de Imprensa:

Ricardo Aiolfi | (27) 98149-8427

comunica.caju@gmail.com


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

from Caju Produções 2020

Rua Aleixo Neto, 636, fundos, Praia do Canto

- Vitória - ES CEP: 29.055-260