Geração MoV.Cidade apresenta mostra online no YouTube com 10 curtas capixabas

Com temas ligados à sustentabilidade urbana, o MoV.Cidade traz ao público a Mostra Online com os dez curtas capixabas selecionados no Concurso Geração MoV.Cidade. A exibição está disponível no YouTube da Caju Produções, uma das realizadoras do Concurso. Acesse: http://bit.ly/mostra-geracao-mov


Ao todo, foram selecionados dez vídeos, de até cinco minutos, produzidos por meio de dispositivos móveis. Os participantes foram incentivados a potencializar toda a sua criatividade ao abordar temáticas ligadas à sustentabilidade urbana e transformar em vídeos nas mais diversas linguagens, como documentário, ficção, videoclipes, entre outros. Os selecionados trazem importantes debates e experimentações artísticas sobre temas como reciclagem e proteção ambiental, empreendedorismo feminino, travestilidade e vida urbana, combate ao trabalho infantil e muito mais. Logo abaixo, você confere a sinopse de cada vídeo apresentado.


O Concurso Geração MoV.Cidade é uma realização da Eva Comunicação, em parceria com a Caju Produções. O concurso utiliza recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do apoio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).




Vídeos Selecionados


1º- Samara Caetano Borges - Menina Menina

SINOPSE: “Menina menina” diz muito sobre corações que cuidam do próximo. Através de uma entrevista, Sam Caetano conta a história de uma menina que antes de se tornar mulher já era consciência e vivência.


2º- Moreno Loss Gomes - Desconectar Vídeo

SINOPSE: Ligada ao mundo virtual, com os dedos colados à tela do celular, delirando ao som do chiado da televisão, ela encontra em seus sonhos a realidade de um mundo que vai para além da tecnologia. Ela foi convidada a se desconectar.


3º- Thauan José Pastrello Silva - Entre paredes

SINOPSE: Neste curta, o menino Zé e sua mãe formam uma família, assim como muitas que existem nesse mundão afora. Ela sai para trabalhar e ele deseja ir para a escola. O dia a dia de ambos é cheio de obrigações, mas ele ainda espera o tempo de ser criança.


4º- Assiria de Monclayr Polete Calazans Salim da Silva - Mulheres e Sustentabilidade

SINOPSE: Entrar no mundo do empreendedorismo feminino já não é uma tarefa fácil. Vany Gomes, fundadora de uma marcenaria sustentável, mostra para as mulheres como elas são capazes.


5º- Rodrigo Pablo Vieira - Laura pelo olhar de Pablo

SINOPSE: Videoarte com narração e atuação de Laura Oliveira, refletindo sobre a vida na cidade enquanto travesti



6º- Ignez Capovilla Alves - Prova de Contato

SINOPSE: A partir das imagens fixas do rolo da câmera do celular, o vídeo questiona a necessidade de registro do instantâneo e o acúmulo de memórias descartáveis. “Prova de Contato” é referência direta ao material bruto do fotógrafo, o Índex, e a sequência estroboscópica associa-se às nossas relações ausentes diante dos acontecimentos. Aponta também para a desierarquização das imagens, onde a paisagem, o retrato, o meme e o print screen convivem em um mesmo plano, com o mesmo grau de importância.


7º- Julio Cezar Alves de Melo - Construção

SINOPSE: O videoclipe retrata construções da cidade fazendo um paralelo à música Construção de Chico Buarque.


8º- Hecthor Murilo Breda Ribeiro - João Bananeira Empresarial

SINOPSE: A figura folclórica de Cariacica João Bananeira Empresarial ensina como fazer uma carteira sustentável utilizando uma caixa de leite.


9º- Louisy Hyannis Silva Carvalho - Descansos

SINOPSE: Um passeio pelo Centro da cidade, com suas construções, estéticas e mensagens nos muros.



10º- Rucka de Lacaia - A Valsa de La Bysha Loka

SINOPSE: Inspirada na canção Valsa de Guarapari, composta por Pedro Caetano e interpretada na voz de Nuno Roland, "A Valsa de la Bysha Loka" é a coreografia das testiculadas que se desenrola desde o seu despertar e que caminha até o fato consumado de sair na rua, lidando com os veículos de discriminação, assédio social, flashes, holofotes e a super exposição da fama do seu corpo na mídia da real.

19 visualizações0 comentário