Geração MoV.Cidade traz oficinas gratuitas online de Roteiro e Vídeo

Atualizado: Mar 23

O Geração MoV.Cidade traz os cineastas Ricardo Sá e Monica Nitz para compartilhar seus conhecimentos e experiências nas oficinas virtuais sobre Vídeo e Roteiro/Argumento. Ao todo, são mais de cinco horas de aula sobre os dois temas. Na próxima quarta-feira (24), os cineastas vão ainda estar disponíveis para tirar as dúvidas dos participantes via internet. Para participar é preciso se inscrever. Ricardo Sá é realizador audiovisual, organizador e curador de mostras e festivais. Monica Nitz é artista multimídia e documentarista.


Clique aqui para assistir às oficinas


As oficinas auxiliam os interessados em participar do Concurso Geração MoV.Cidade, realizado pela Eva Comunicação e pela Caju Produções, que vai premiar cinco vídeos e cinco roteiros com R$ 500 cada. As inscrições vão até 2 de abril [prazo prorrogado]. O concurso utiliza recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do apoio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES). Clique aqui para saber mais: https://linktr.ee/movcidade.


Oficina de Roteiro

A oficina de Roteiro tem como foco a escrita e a formatação de roteiro e argumentos para documentário ou ficção. Ricardo Sá leva os alunos a um mergulho profundo no processo criativo, desde a pesquisa, escolha do tema, criação de personagens e outros. O cineasta tem um vasto trabalho no ramo audiovisual em torno do Rio Doce, permitindo aos alunos se aproximarem da temática do Concurso Geração MoV.Cidade.

Crédito: Edson Chagas

Ricardo Sá possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988). Atua principalmente como documentarista audiovisual com forte interesse na etnografia dos povos tradicionais. Organizou Mostras de Cinema e Festivais de Arte e também editou revistas de cinema capixaba. Orientou oficinas de documentário e masterclasses em Paris (França), Toronto(Canadá), São Carlos (SP), Frankfurt (Alemanha) e Vitória (ES).


Oficina de Vídeo

Na oficina de vídeo, a documentarista Monica Nitz explora o universo das linguagens na criação de ideias, memórias e em produções audiovisuais, tanto no desenvolvimento de trabalhos autorais e poéticos, como também a prática de pesquisa e etnografia digital, na construção de cinemas de arquivo possíveis e no acesso a esses acervos de memória.


A oficina ainda dialoga com as novas tecnologias e ferramentas acessíveis, como os celulares, softwares gratuitos e plataformas de compartilhamento de conteúdo online, como Instagram, TikTok, Facebook, dentre outros.

Crédito: Edson Chagas

Monica Nitz é artista multimídia e documentarista. Realizadora do projeto MEMÓRIA DA COR. Trabalha há 6 anos em parceria com o documentarista Ricardo Sá em documentários etnográficos e históricos como Divina Luz (2016); Mitã Odjau Ramo - Quando a criança nasce (2015); Para durar enquanto o mundo durasse (2013) e foi assim naquele momento (2012). Em 2017, dirigiu seu documentário chamado "Minha avó é uma fotografia", um filme ensaio autobiográfico, feito a partir da coleção de fotografias de sua família. Nas artes, ela desenvolve pesquisas sobre pintura de ação/action painting há 10 anos, trabalho corporal documentado em cores, realizada através da gravidade, sopro, manobras com suporte ou corpo em espaços e linhas que repetem e demarcam territórios.


Plantão Tira Dúvidas

Na quarta-feira (24), os cineastas vão ficar à disposição para tirar dúvidas sobre as temáticas de suas oficinas. É necessário fazer inscrição para receber o link para participar do Plantão Tira Dúvidas. A inscrição pode ser feita em: https://linktr.ee/movcidade . O link para participar do plantão será enviado pelo e-mail da inscrição.


Monica Nitz tira as dúvidas de vídeo a partir das 10h e Ricardo Sá sobre roteiro a partir das 14h.


Serviço

Oficinas gratuitas de Roteiro e Vídeo com os cineastas Ricardo Sá e Monica Nitz

Disponível em: https://linktr.ee/movcidade

Plantão Tira Dúvidas: 24 de março às 10h e às 14h

Inscrições: https://linktr.ee/movcidade


Assessoria de Imprensa:

Ricardo Aiolfi | (27) 98149-8427

comunica.caju@gmail.com

21 visualizações0 comentário